quarta-feira, 21 de julho de 2010

ATIVIDADE 2.6

CURSISTA: DILEUSA APARTECIDA DO CARMO


EXECUÇÃO DA ATIVIDADE PLANEJADA

Ao comentar com meus colegas de trabalho sobre a criação e manutenção de um blog, eles ficaram bastante curiosos , onde foi possível realizar esta tarefa. Muitos já acompanhavam algum blog, de interesses diversos, mas criar o seu próprio e mantê-lo, parecia uma tarefa impossível.
Tranquilamente, me coloquei à disposição para dar todo o suporte necessário para que aprendessem o mínimo sobre os blogs, já que o sucesso ou não dependia da persistência, criatividade de postar coisas interessantes e de divulgá-lo para seus amigos. Passei o histórico e os primeiros passos para a criação.
Depois veio o momento da criatividade. Todos tinham que escolher o tema que seu blog teria, qual o assunto predominante, o nome possível, etc.
O maior problema encontrado foi quanto ao nome (domínio), pois mesmo pedindo que cada um escolhesse três possíveis nomes para seu blog, muitos deles já estavam registrado no blogspot.com. Com isso, alguns perderam tempo testando vários nomes até encontrar um disponível. Alguns domínios escolhidos por eles estavam disponíveis, mas como era de difícil assimilação ou de lembrar, pedi que escolhesse outro mais simples e mais fácil.
Quanto ao domínio das ferramentas de informática, os colegas já estão acostumados com computadores, mas encontram relativas dificuldades em criar coisas. Estão mais acostumados com o comportamento passivo de olhar e navegar pela internet.
Todo o processo foi feito com o auxilio do data-show na sala de informática, e o provedor de blog escolhido foi o BLOGGER (blogspot.com). Eu explicava todos os passos no data show e eles iam fazendo em suas máquinas, e ao mesmo tempo ia acompanhando e auxiliando conforme necessário.
Quando todos já haviam terminados seus blogs, veio o momento do desafio: o que postar ? Por mais que a escolha prévia dos assuntos facilitasse neste momento, uma coisa é pensar e outra é colocar na prática. Alguns andavam pela sala olhando o blog dos outros para ver se “tinham ideias”, e em outros simplesmente deu um “branco”, não conseguiam pensar em nada. Mas aos poucos foram postando uma coisa e outra, e logo estavam à vontade.
Me senti recompensado pela felicidade estampada no rosto de cada um e na satisfação de verem o resultado. Alguns desses blogs ficaram nestes primeiros momentos, mas o mais importante foi mostrar que a tecnologia está aí, e que o blog é um recurso de fundamental importância onde poderá registrar seus pensamentos e criações e compartilhar com o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário